quinta-feira, 2 de julho de 2009

Volátil e Volúvel: Diferentes!

Antes de eliminar mais uma ambigüidade que nos permitimos de vez em quando, é preciso que as pessoas saibam o que é um estado físico. Estados físicos são (basicamente) três: sólido, líquido e gasoso. Acho que a partir daí já não é preciso explicar mais nada. Isso mesmo. Para a água, o estado sólido é o gelo, o líquido é a água mesmo, e o gasoso é o vapor que sai da panela enquanto a gente faz café.
Agora, imagine o álcool. Todo mundo sabe da facilidade que ele tem de passar do estado líquido para o estado gasoso. É só deixar o vidro destampado alguns minutos e já era. Ele todo evapora. Por isso, dizemos que o álcool é uma substância "volátil". Ele passa do estado líquido para o estado gasoso com muita facilidade.
Da mesma maneira, mas completamente diferente, imagine um roqueiro que se vê, de repente, num baile funk. Ele sempre considerou aquele tipo de música simplesmente nojenta, mas um amigo que ele acabou de fazer acabou de colocá-lo em tal situação contra a sua vontade, obviamente. Agora imagine que ele seja abordado por dois brutamontes que lhe perguntam: "E aí, cara, que ta achando da lugar?". Se ele quizer permanecer vivo, terá que ser uma pessoa volúvel, ou seja, terá que mudar de opinião.
A diferença se resume a isso:
Volátil diz respeito à facilidade que um composto tem de mudar do estado líquido para o estado gasoso. Volúvel diz respeito à facilidade que uma pessoa tem de mudar de opinião.
E tenho dito.

Mapa do Labirinto