terça-feira, 27 de julho de 2010

A Física da Privada

Uma homenagem a um grande amigo, que levantou essa humilde questão no final de uma pizza: "Como funciona a privada do banheiro?"
A primeira coisa que temos que saber, é que dentro da privada, longe do alcance de nossos olhinhos inocentes, existe um sifão. O sifão é basicamente um tubo entortado que impede que o vaso fique vazio, ou que transborde. Esse sifão funciona baseado no princípio dos vasos comunicantes. Tal princípio afirma que, se dois recipientes estão cheios de um líquido, e conectados por ele, então o nível do líquido nos dois recipientes é sempre igual. É o que acontece, por exemplo, num nível usado em construções. Uma demonstração simples desse princípio é: dois recipientes, ligados pelo fundo por um tubo. se você enche um, a água passa pelo tubo e vai para o outro, até que o nível da água dos dois fique igual.
Enfim, voltando ao assunto, o sifão usa esse princípio para manter o nível da água da privada naquele que a gente conhece.
A segunda coisa é: quando você puxa a cordinha (ou aperta o botaozão em alguns casos), você libera cerca de 7 litros d'água cano abaixo, e essa água toda vai para um cano circular que fica ao redor da "boca" da privada (isso mesmo, você senta em cima dele!). Esse cano é todo furado, e faz com que a água que desce seja igualmente distribuida em toda a circunferência do nosso aparelho. O que temos agora são 7 litros de água, mais merda (acharam por um minuto que eu não ía usar essa palavra?), procurando um lugar pra escoar. A única opção da nossa mistura divertida é pelo caminho do sifão, lá embaixo. Água + merda passa por ele, e logo depois ele reestabiliza o nível da água, utilizando o já explicado anteriormente princípio dos vasos comunicantes. Quando você solta a cordinha (ou o botaozão), a água para de descer pelo cano furadinho, e o processo da descarga se dá por encerrado. Parabéns!

Para aqueles fãs da ciência simples das coisas complexas, vai o link de um episódio de "O Mundo de Beakman" onde ele explica exatamente tudo o que eu falei.
Divirtam-se, crianças!
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/videos/como-funciona-a-descarga-de-uma-privada.php

Mapa do Labirinto