quarta-feira, 8 de junho de 2011

"Sobe, sobe, balão."

Estava eu, andando de bicicleta. Vocês não tem noção de quanta Física existe em uma bicicleta. Mas, ao contrário do que o título da postagem indica, o que vou falar não tem muito a ver com bicicleta: tem a ver com balões.
Enquanto andava de bicicleta, olhei pra cima e vi uma balão, desses de gás hélio, que pra quem não sabe é mais leve que o ar, o que faz com que ele suba indefinidamente. Isso me fez lembrar de uma pergunta que me fizeram um tempo atrás: "Por que, a uma certa altura, o balão estoura? É por que lá em cima é muito frio?"
Para responder a essa pergunta, primeiro vou explicar o conceito de pressão atmosférica. Por incrível que pareça, o ar pesa. Se você botar um balão vazio sobre uma balança, e um cheio, o cheio vai pesar mais. Sabendo que o ar pesa, imagina que existe uma atmosfera inteira sobre a sua cabeça, nesse momento. Essa massa de ar toda exerce uma pressão em tudo o que existe na Terra, o que chamamos de pressão atmosférica. Essa pressão, como devem imaginar, diminui a medida em que subimos, uma vez que a quantidade de ar em cima da nossa cabeça diminui, enquanto subimos um prédio, decolamos num avião, ou vamos para o espaço (se você for uma pessoa realmente foda). Tendo isso em mente, vamos ao problema do balão.
O balão tem gás hélio dentro, que como é "mais leve" que o ar, vai subindo. Como ele vai subindo, a pressão atmosférica ao redor dele diminui, certo? Certo. Agora, o que acontece com a pressão dentro? O gás hélio, desde que você encheu o seu balãozinho aqui na Terra, quer desesperadamente sair do balão, ou seja, ele também faz uma pressão no balão, de dentro pra fora. Quanto mais gás hélio no balão, maior é essa pressão - resultado: a pressão que o hélio faz, de dentro pra fora no balão, depende diretamente da quantidade de hélio no balão.
Se você enche o balão de hélio e fecha, a pressão dentro dele vai permanecer constante, uma vez que não entra nem sai mais hélio do balão. Agora ele começa a subir, e a pressão do lado de fora diminui, enquanto a de dentro permanece a mesma. Sabe o que acontece? O hélio começa a vencer, fazendo o balão aumentar e aumentar, a medida que sobe. Quando o balão atinge certa altura, ele fica muito grande, e a borracha vagabunda de que é feito não aguenta e "Ka-Boom!" (você jura que eu não ia usar essa palavra?).
Balões de hélio são comumente encontrados em parques de diversões e circos. Da próxima vez que ver uma criança com um, peça pra ela ver o que acontece quando ela solta, depois saia correndo do pai dela.

Mapa do Labirinto