segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Eficiência

Quando se trata de empresas e sua relação com os pesquisadores, a palavra de lei é "Eficiência". Um bom resultado para uma pesquisa trata-se de algo que torna o trabalho de uma empresa mais eficiente, e consequentemente mais lucrativo.
Há um tempo atrás me fizeram uma pergunta até bem simples: "Por quê os caminhões que transportam gás (ou líquido) são redondos?". Essa é a pergunta que vou responder agora.
Quando você vê uma fotografia dos planetas do Sistema Solar, vai notar que todos eles são redondos. Acha que é por acaso? Pois bem, o caso é que a forma esférica é a forma energéticamente mais eficiente. Isso quer dizer que, para um mesmo volume, a esfera é a forma que tem a menor área superficial. De maneira mais simples, você já notou que, qualquer animal, quando vai dormir se enrola todo? Isso porque ele tenta se aproximar o máximo possível da forma esférica, fazendo com que a parte do seu corpo em contato com o ambiente diminua, fazendo com que ele perca menos calor e mantendo-se aquecido.

Nos tanques de combustível, por exemplo, o formato redondo do tanque traz eficiencia e segurança: A pressão se distribui uniformemente (no caso dos gases) nas paredes do tanque, evitando vazamentos e o formato esférico não permite que nenhum combustível fique dentro do tanque quando este é esvaziado. Por causa disso, as empresas de transporte optam por esse tipo de reservatório quando fazem o transporte de seu produto.
E assim todo mundo fica feliz. Eficientemente feliz.
Até a próxima.

Mapa do Labirinto