sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

A Síndrome do Gênio

Finalmente está disponível, no site do Clube de Autores, o meu primeiro livro. As onze primeiras páginas estão disponíveis para leitura no site.
A Síndrome do Gênio conta a história de um psicólogo, e alguns de seus pacientes: gênios reunidos para tentar descobrir como o mundo funciona.
Aproveitando a oportunidade, gostaria de desejar a todos os leitores do nosso amado Labirinto um bom fim do mundo, Feliz Natal e próspero Ano Novo.
Até 2013 com mais paredes pra vocês!
Compre aqui o livro 'A Síndrome do Gênio'

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

OVNIs e Raios Globulares

Mais de uma vez você já deve ter ouvido alguém falar que viu, ou conhece alguém que viu, um OVNI. Eles existem na cultura popular há muito tempo, e não é sem motivo, de fato, exitem objetos voadores por aí que não conseguimos explicar, porém, eles não são exatamente "não identificados". Hoje vamos tratar de um fenômeno interessantíssimo da eletrostática: os raios globulares.


Sabe quando você chega com o nariz perto de uma televisão recém desligada? O que você sente é o que chamamos de eletricidade estática. Basicamente, a tela da televisão está carregada de elétrons, e esses são transmitidos para a sua cara quando você chega perto. Raios são fenômenos que ocorrem devido à eletricidade estática, mas são muito mais extremos do que os estalinhos que você ouve quando chega perto de uma televisão recém desligada. Possuem uma temperatura 100 vezes maior que a da superfície do sol e poderiam alimentar uma lâmpada de 100 Watts por mais de três meses. Mesmo assim, todos nós somos familiarizados com raios.
Raios globulares, no entanto, são esferas luminosas que normalmente aparecem após um raio convencional, que têm o tamanho médio de uma bola de basquete, e possuem um movimento lento e errático no céu. Agora, a parte interessante é que não há explicação científica para esse fenômeno, somente algumas teorias.
Especulações vão desde mini buracos negros criados durante o big bang até a presença de aliens. A melhor explicação até agora, no entanto, foi publicada em outubro de 2012.
Os raios globulares são resultado de um campo elétrico intenso, modestos um milhão de volts, causados pelo acúmulo de íons em uma pequena região do espaço. Esse campo elétrico excita as moléculas de ar (mais ou menos o que ocorre em uma lâmpada fluorescente), formando a bola luminosa. De acordo com o dono dessa teoria, John Lowke (não confundir com o filósofo John Locke ou o cara do Lost), "quase um terço dos fenômenos terminam com uma explosão. Pode ser que o campo elétrico tende a aquecer o gás, e a explosão é causada pela sua rápida expansão."
Assim, se você algum dia vir um raio, e logo em seguida uma bola luminosa, agora você sabe que se trata de um fenômeno eletrostático, ainda não muito compreendido. Ou estamos sendo invadidos.
Até a próxima!

Video:

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Curtindo um Som

Olá amigos!
Hoje vou falar sobre um assunto acerca de uma área da Física ainda não explorada por esse blog: a Acústica. A acústica é o ramo da Física, ou mais especificamente da Física Ondulatória que estuda os fenômenos relacionados ao som: sua transmissão, e os meios nos quais ela acontece, os emissores e os receptores.

Sem entrar ainda em muitos detalhes da Acústica, hoje vou expor um fenômeno muito interessante que, dada a disponibilidade dos materiais, pode ser reproduzido em casa: são as figuras de Chladni.
Chladni, também conhecido como o pai da acústica, trabalhou basicamente como estudo de vibrações em placas. Esses trabalhos serviram de inspiração pra muita gente foda, como Weller, Savart, Young e Faraday. O que ele fazia era polvilhar uma placa de metal circular presa pelo centro, e em seguida atritar sua extremidade com um arco de violino. Isso vazia com que a areia se acumulasse nas regiões da placa que não vibravam.
Isso mesmo, há partes na placa de metal que vibram, e há partes que não. Essas últimas são conhecidas como regiões nodais ou linhas nodais. A areia se acumula nessas regiões porquê, de maneira geral, grãos de areia não gostam de "ser incomodados". Os padrões encontrados são impressionantes:
A grande utilidade do estudo desses padrões é na construção de alguns instrumentos musicais. Por exemplo, para obter o melhor formato das placas de madeira na construção de um violino ou violão, as figuras de Chladni fornecem um "gabarito" para o fabricante.
Assim, da próxima vez que você for tocar ou ouvir alguém tocar violão, saiba que a forma como as placas de madeira desse instrumento vibram têm tudo a ver com a qualidade do som, e formam padrões interessantíssimos.
Até a próxima!

Bonus Track:
Vídeo pra vocês (tem muito mais no YouTube (como é de se esperar)):

Mapa do Labirinto