quinta-feira, 6 de junho de 2013

[Humor - Parte 2] A arte de apresentar seminários.

No caso de você ter que apresentar um seminário para uma platéia que aparentemente leu o apêndice anterior, temos as seguintes regras:
(1) Evite perguntas longas. Você pode esquecer qual de vocês é o orador, e dormir no projetor é desconfortável.
(2) Leve seu lanche. Ele vai te dar algo o que fazer enquanto espera por aquele cara doente na platéia parar de tossir. Além disso, se alguém dar aquela sugadinha barulhenta no café, você pode morder um cream cracker de volta.
(3) Guarde as piadas para o meio do seminário, não para o começo. A platéia já está acordada no começo (a menos que eles sejam dormidores de seminário profissionais), e esperar pelas piadas vai mantê-los acordados. De preferência, use uma transparência engraçada no final.
(4) Use uma fonte progressivamente maior em cada transparência. Isso dá a impressão subconciente de que você está conduzindo a platéia para um grande climax. É claro que, se você não tem um climax, então eles só vão se sentir um pouco frustrados no final (mas veja (3)).
(5) Use uma vara pra apontar, e de tempos em tempos balance-a na direção da platéia. Eles terão medo de dormir.
(6) Faça algumas transparências extras com respostas a perguntas idiotas. Isso vai impressioná-los e salvar tempo. Também, em resposta à pergunta, imediatamente responda, "Oh, isso está na minha próxima transparência", não importando onde realmente está. Eles vão esperar antes de fazer a próxima pergunta, enquanto se sentirão com vergonha de pedir pra você voltar.
(7) Quando responder à perguntas inteligentes, alterne rapidamente entre transparências e o quadro negro. A luz acendendo e apagando tão rápido vai deixá-los malucos, e desencorajará mais perguntas. No final das contas, o cara responsável por acender e apagar a luz vai se cansar e desistir, e a platéia vai parar de fazer perguntas, já que não conseguem enxergar as respostas.
(8) Tenha um agente infiltrado na platéia pra fazer perguntas para as quais você já tem as respostar preparadas. Então ele deve dizer "oh!" ou "entendi..." de uma maneira que impressione a platéia, mesmo que eles não entendam o que está acontecendo.
(9) Faça intervalos a cada 15 minutos. Então a platéia pode se levantar e pegar outro copo de café, ir ao banheiro, etc.
(10) Prometa menos impostos.

Apêndice II do artigo "How I Spent My Summer Vacation", Strings '89, eds. R. Arnowitt, R. Bryan, M.J. Duff, D. Nanopoulos, and C.N. Pope, College Station, TX, March 13-18, 1989 (World Scientific, Singapore, 1990) 535-549 

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