quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

A Arte que imita a Vida

Se você é cego e está lendo isso, parabéns, você está curado. Se não, você já deve ter assistido televisão. Muitos não acreditam, mas na verdade as coisas não se movem nas imagens televisivas. A televisão, na verdade, exibe uma sequência de imagens que aos nossos olhos cria a ilusão de movimento. Como padrão, são usadas 24 imagens por segundo, e nosso olho nem percebe a diferença.
Hoje eu vou falar exatamente dos recursos (e dos fatores) que auxiliam os aparelhos de televisão à transmitir imagens e movimento aos nossos olhos.
O olho humano consegue perceber até cerca de 11 imagens individuais por segundo, e tratá-las como imagens separadas. A persistência de uma imagem, no nosso cérebro, está entre 0,1 e 0,4 segundos. Isso faz com que imagens recebidas nessa duração sejam consideradas, pelo córtex visual no cérebro, como um único estímulo. Isso tem efeitos interessantes, como por exemplo um flash verde logo seguido de um flash vermelho é recebido como um único flash amarelo (:0). Isso resolve a questão de porque o amarelo não está entre as cores básicas do chamado padrão RGB (vermelho, verde e azul). A partir da mistura dessas cores básicas, os aparelhos de televisão conseguem reproduzir todas as outras, se utilizando dessa persistência do nosso córtex visual.
Na indústria cinematográfica, os filmes são exibidos em 24 fps (frames por segundo ou imagens por segundo), e os nossos olhos e cérebro os interpretam como uma imagem em movimento. Alguns filmes mais antigos rodavam a 14 fps, e se você assistir um desse, percebe que é um movimento "meio esquisito".
Alguns jogos, principalmente first person shooters (jogos de tiro em primeira pessoa), cuja sigla é coincidentemente FPS, que exigem alta capacidade de reação do usuário, rodam desde 70 até 125 fps, justamente pela necessidade de se reproduzir movimentos mais realistas. Mas esse valor pode variar dependendo da capacidade de processamento do computador e do limite de fps de cada monitor.
Assim, se algum dia você deixar o volume da televisão em um número ímpar, saiba que o número está sendo transmitido 24 vezes por segundo, e que é melhor você botar num número par.
Até a próxima.

Bonus Track
Esquema simplificado do padrão RGB (Só mostra 7 cores):
 

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

O Caso Deduções Lógicas

Aparentemente, minha postagem sobre o Geraldo Cacique fez tanto sucesso que acabou tendo que ser tirada do ar. Logo, uma vez que ofender idéias não é o mesmo que ofender pessoas, posso meter a ripa o quanto eu quiser no site Deducoeslogicas.com: juiz, juri, e principalmente executor da Física como a conhecemos.
O seu autor, Geraldo Cacique, é um engenheiro civil que, depois de "não concordar" com um artigo sobre a expansão do universo, resolveu revolucionar a Física. Nesse processo, virou saco de pancada de muito Físico que se cansou de ser acusado de bitolado e baba-ovo do Einstein. Eis aqui algumas das afirmações desse rapaz, e minhas refutações:
Os Físicos não aceitam as minhas idéias só porque elas vão contra as idéias de Einstein. Ele é o deus intocável da Física.
Nós não aceitamos as suas idéias porque elas vão contra as idéias de Einstein, não aceitamos suas idéias porque elas estão erradas. Hoje em dia existem Físicos que refutam algumas idéias de Einstein, e suas proposições são amplamente aceitas, mas a diferença é que esses caras têm, além do profundo conhecimento daquilo que estão tentando atacar, todo o apoio experimental. Veja, nós não fazemos concurso de moda aqui.
Todas as minhas teorias foram obtidas através de cálculos envolvendo planilhas eletrônicas e lógica simples.
Considere o seguinte desenvolvimento lógico:
a = b
Multiplicando por a dos dois lados:
a² = ab
Subtraindo dos dois lados:                 
a² - b² = ab - b²
Colocando (a - b) em evidência:
(a + b) (a - b) = b (a - b)
Dividindo ambos os lados por a - b:
a + b = b
E já que a = b:
b + b = b
2b = b
2 = 1
Lógica simples, baseada em uma informação matemática simples (a = b), que leva a um resultado absurdo (2 = 1). O que isso tem a ver? Simples lógica não resolve problemas, mas além dela, o conhecimento de todas as Leis que já são consideradas válidas em relação ao problema. Por exemplo, no nosso caso, quando dividimos os dois lados por a - b, estamos na verdade dividindo por zero (uma vez que a = b), que é uma operação proibida na Matemática. Se ignorarmos essa regra básica, chegamos à conclusões absurdas sem nenhum problema. Ignorando regras básicas, Deducoeslogicas.com chega a conclusões absurdas como a existência da força centrífuga.
Devo fazer uma postagem inteirinha sobre lógica matemática um dia. É algo realmente importante de se ensinar nas escolas, mas muita gente não tem muita base nisso.
Assim, se algum dia você se deparar com o Deducoeslogicas.com, dá uma olhadinha nos comentários dos Físicos tirando sarro. Talvez você até ache um dos meus no meio deles, e possa dizer: "opa, eu conheço esse cara."
Até a próxima.

P.S.: Geraldo Cacique é um exemplo de quack. Se você não sabe o que é um quack, então lê isso aqui.
P.S.2.: Já desmistifiquei a força centrípeta aqui.

Mapa do Labirinto