quinta-feira, 6 de junho de 2013

[Humor - Parte 2] A arte de apresentar seminários.

No caso de você ter que apresentar um seminário para uma platéia que aparentemente leu o apêndice anterior, temos as seguintes regras:
(1) Evite perguntas longas. Você pode esquecer qual de vocês é o orador, e dormir no projetor é desconfortável.
(2) Leve seu lanche. Ele vai te dar algo o que fazer enquanto espera por aquele cara doente na platéia parar de tossir. Além disso, se alguém dar aquela sugadinha barulhenta no café, você pode morder um cream cracker de volta.
(3) Guarde as piadas para o meio do seminário, não para o começo. A platéia já está acordada no começo (a menos que eles sejam dormidores de seminário profissionais), e esperar pelas piadas vai mantê-los acordados. De preferência, use uma transparência engraçada no final.
(4) Use uma fonte progressivamente maior em cada transparência. Isso dá a impressão subconciente de que você está conduzindo a platéia para um grande climax. É claro que, se você não tem um climax, então eles só vão se sentir um pouco frustrados no final (mas veja (3)).
(5) Use uma vara pra apontar, e de tempos em tempos balance-a na direção da platéia. Eles terão medo de dormir.
(6) Faça algumas transparências extras com respostas a perguntas idiotas. Isso vai impressioná-los e salvar tempo. Também, em resposta à pergunta, imediatamente responda, "Oh, isso está na minha próxima transparência", não importando onde realmente está. Eles vão esperar antes de fazer a próxima pergunta, enquanto se sentirão com vergonha de pedir pra você voltar.
(7) Quando responder à perguntas inteligentes, alterne rapidamente entre transparências e o quadro negro. A luz acendendo e apagando tão rápido vai deixá-los malucos, e desencorajará mais perguntas. No final das contas, o cara responsável por acender e apagar a luz vai se cansar e desistir, e a platéia vai parar de fazer perguntas, já que não conseguem enxergar as respostas.
(8) Tenha um agente infiltrado na platéia pra fazer perguntas para as quais você já tem as respostar preparadas. Então ele deve dizer "oh!" ou "entendi..." de uma maneira que impressione a platéia, mesmo que eles não entendam o que está acontecendo.
(9) Faça intervalos a cada 15 minutos. Então a platéia pode se levantar e pegar outro copo de café, ir ao banheiro, etc.
(10) Prometa menos impostos.

Apêndice II do artigo "How I Spent My Summer Vacation", Strings '89, eds. R. Arnowitt, R. Bryan, M.J. Duff, D. Nanopoulos, and C.N. Pope, College Station, TX, March 13-18, 1989 (World Scientific, Singapore, 1990) 535-549 

segunda-feira, 3 de junho de 2013

[Humor - parte 1] A arte de dormir em seminários.

Depois de anos de experiência, acumulamos as seguintes regras. Elas devem ser úteis para pesquisadores iniciantes. Contudo, também observamos veteranos cometendo alguns erros ingênuos. Para estudantes avançados, essas regras também podem ser aplicadas a disciplinas regulares.
(1) Sempre se incline pra frente, nunca pra trás. Se você se inclina pra trás, sua boca abre e você ronca.
(2) Nunca sente de costas para uma parede. Sua cabeça vai bater nela, acordando o resto da audiência. (O aviso é o mesmo com relação à mesas.)
(3) Nunca sente em um sofá. As pessoas não querem você dormindo no ombro delas. Normalmente, sofás são colocados próximos às paredes (Ver (2)). Uma exceção importante é quando você está sozinho no sofá, nesse caso é melhor do que a cadeira. Você pode evitar (2) inclinando-se para o lado.
(4) Não leve papel e caneta. Eles fazem muito barulho quando caem no chão. Você deve imaginar que pode trabalhar durante o seminário, mas no final você acaba acordando com equações pela metade e com longas linhas horizontais no final. Borrachas tudo bem.
(5) Se possivel, escolha uma cadeira com estofado. Cadeiras de plástico e metal são barulhentas.
(6) Não precisa usar óculos escuros, ou fazer perguntas depois de acordar. Quem você pensa que está enganando?
(7) Se você acorda com risadas e todo mundo está te olhando, provavelmente o orador acabou de mencionar seu trabalho, então considere como um elogio.
(8) Pratique acordar ao som do silêncio. Assim, você pode acordar logo após o orador terminar, e evitar ser acordado pelo som irritante de aplausos. Para os caras de sono profundo, isso também evita que você acorde num auditório vazio. Não pense que é esperteza usar alarmes: Depois dos primeiros 30 segundos do alarme todo mundo fica sabendo de qualquer maneira.
(9) Não durma demais na noite anterior. Você vai dormir no seminário de qualquer maneira, e então quando acordar você vai se sentir molenga por ter dormido além da conta. Pelo mesmo motivo, não participe de muitos seminários durante a semana.
(10) Se você viajar para um congresso fora, cuidado para não participar do mesmo seminário duas vezes. Você vai dormir nas mesmas partes de qualquer jeito.
(11) Físicos mais velhos tendem a dormir exatamente na mesma hora em todo seminário. Tente agendar seu cochilo pra não coincidir com o deles. O orador precisa ter pelo menos um ouvinte acordado o tempo todo, especialmente quando ele terminar. Nada é mais constrangedor do que acordar numa sala cheia sem o orador.
(12) Não leia esse artigo durante um seminário. Ele vai mantê-lo acordado, mas os caras perto de você vão querer emprestado e você nunca mais vai vê-lo.
Depois que você obtiver experiência o bastante nessa arte e se tornar um expert, você deve querer aplicar seu conhecimento em áreas mais gerais, por exemplo, pais físicos podem querer usar seminários para substituir histórias pra dormir.

Apêndice I do artigo "How I Spent My Summer Vacation", Strings '89, eds. R. Arnowitt, R. Bryan, M.J. Duff, D. Nanopoulos, and C.N. Pope, College Station, TX, March 13-18, 1989 (World Scientific, Singapore, 1990) 535-549 
 

Mapa do Labirinto