terça-feira, 25 de novembro de 2008

Paradoxos e Paradimas: Diferentes!

Entre pseudo-intelectuais (por favor, não seja um deles) existe sempre a confusão das definições das palavras "Paradoxo" e "Paradigma", que apesar de sua semelhança na grafia, têm sentidos radicalmente diferentes.
Um paradoxo é uma afirmação aparentemente verdadeira, que leva a uma contradição lógica. Por exemplo, "Pode Deus criar uma pedra que não consiga levantar?". Pois se Deus não consegue criar tal pedra, então ele falha. Se ele consegue criar, então não consegue levantá-la. Logo ele falha. Ou o famoso paradoxo do mentiroso: "Essa sentença é falsa." Pensem sobre ele.
Paradigma, por outro lado, é um modelo, ou um padrão a ser seguido. Uma referência inercial como base de modelo para estudos e pesquisas. É basicamente a receita de bolo que os cientistas seguem para que suas teorias sejam aceitas em seu campo de pesquisa. Tipo, ninguém publica artigos científicos baseados numa teoria que já foi derrubada há mil anos! O paradigma é justamente o pano de fundo onde as pesquisas são aceitas.
De qualquer maneira, o nosso objetivo é justamente demonstrar que, apesar de serem usadas muitas vezes sem nenhum julgamento prévio, essas palavras são absolutamente difententes, e não merecem serem confundidas.
Que as nossas discussões sejam mais sadias, e menos pseudo-intelectuais.

Mapa do Labirinto