terça-feira, 27 de setembro de 2011

Puxar ou Empurrar: Eis a questão

Uma dúvida que recebi nesse fim de semana e achei extremamente interessante foi: o que é mais fácil, puxar ou empurrar?
Bom, primeiro vamos deixar as coisas bem claras: a princípio, a diferença entre puxar e empurrar é a posição que você se encontra entre o objeto e a direção na qual você quer movê-lo. Quando você empurra, você está exercendo uma força que faz com que o objeto se afaste de onde você está, mas quando puxa, a força que você faz traz o objeto para onde você está. Portanto, se é um corpo humano quem está realizando o trabalho de puxar e empurrar, então, por mais que não haja diferença na força que é exercida, com certeza há uma posição mais confortável para um dos dois, e esta depende de quais músculos se está utilizando, etc.
O caso é que, se eliminarmos o fator humano da nossa experiência - por exemplo, se estamos considerando apenas de que maneira a força exercida será mais útil, então não há diferença entre puxar e empurrar, uma vez que, para botar qualquer objeto em movimento, basta que ele vença aquilo que chamamos de força de atrito estático, que é a forcinha que age na superfície de contato entre o objeto e o chão que dificulta a sua movimentação. Para vencer a força de atrito estático, não importa se você puxa ou empurra, a força que se deve exercer é a mesma.
Agora, em se tratando de praticidade, há situações em que, de fato, puxar ou empurrar têm uma diferença fundamental. Alguns casos são, diria, clássicos:
i) Um carro com a bateria descarregada: deve-se empurrar, pois o risco de atropelamento é menor.
ii) Subir com uma caixa pesada num morro: deve-se amarrar uma corda e puxá-la, pois caso você se canse, ela não passa por cima de você.
Enfim, fisicamente falando, não há diferença entre puxar e empurrar, mas na vida prática muitas vezes temos que recorrer a algo além da Física pura e simples, levando em consideração a praticidade e o conforto.
A sua coluna vertebral agradece.

Mapa do Labirinto