segunda-feira, 16 de abril de 2012

Domínios magnéticos e multidões.

Voltando às origens deste blog, vou tentar fazer uma comparação entre duas coisas aparentemente não relacionadas (à la O Gato de Schrödinger e Aniversários).

A pergunta que vou responder hoje envolve magnetismo, e por sua vez, imãs. É muito simples: você já se perguntou por que uma faca (ou um prego) não é atraído por um imã se ele for aquecido? Pois bem, vamos à explicação.
No prego, existem aquilo que chamamos de domínios magnéticos. São regiões do prego, muito menores que o seu tamanho, que possuem um mesmo alinhamento norte-sul, ou melhor dizendo: o prego é formado por milhões de imãs em miniatura. O fato é que cada um desses domínios apontam para uma direção, e isso faz com que o prego como um todo não possua um campo magnético total.
A metáfora que vou usar é uma multidão em uma festa em um local fechado. A princípio, cada uma das pessoas olha em uma direção, e não há direção preferencial. Quando colocamos um imã próximo do prego, ele age de maneira a alinhar os domínios magnéticos do prego, da mesma maneira que uma pessoa levando um tombo, ou deixando um copo cair, alinha os olhares em uma festa. Com seus domínios magnéticos alinhados, as contribuições desses pequenos imãs se somam, e o prego passa a se comportar como um imã, sendo atraído pelo que lhe foi aproximado.
O papel da temperatura, nesse caso, é o mesmo no caso dos domínios magnéticos e da multidão. A elevação da temperatura faz com que as moléculas do prego se agitem, "embaralhando" os domínios magnéticos, de maneira que nem a presença de um imã consegue alinhá-los. Se o local da festa pega fogo, não importa se alguém deixou o copo cair: cada um vai correr numa direção, e não há direção preferencial.
Agora você sabe que, além de cauterizar uma língua recém arrancada, facas quentes não são atraídas por imãs. Bom divertimento.

Mapa do Labirinto