segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Curtindo um Som

Olá amigos!
Hoje vou falar sobre um assunto acerca de uma área da Física ainda não explorada por esse blog: a Acústica. A acústica é o ramo da Física, ou mais especificamente da Física Ondulatória que estuda os fenômenos relacionados ao som: sua transmissão, e os meios nos quais ela acontece, os emissores e os receptores.

Sem entrar ainda em muitos detalhes da Acústica, hoje vou expor um fenômeno muito interessante que, dada a disponibilidade dos materiais, pode ser reproduzido em casa: são as figuras de Chladni.
Chladni, também conhecido como o pai da acústica, trabalhou basicamente como estudo de vibrações em placas. Esses trabalhos serviram de inspiração pra muita gente foda, como Weller, Savart, Young e Faraday. O que ele fazia era polvilhar uma placa de metal circular presa pelo centro, e em seguida atritar sua extremidade com um arco de violino. Isso vazia com que a areia se acumulasse nas regiões da placa que não vibravam.
Isso mesmo, há partes na placa de metal que vibram, e há partes que não. Essas últimas são conhecidas como regiões nodais ou linhas nodais. A areia se acumula nessas regiões porquê, de maneira geral, grãos de areia não gostam de "ser incomodados". Os padrões encontrados são impressionantes:
A grande utilidade do estudo desses padrões é na construção de alguns instrumentos musicais. Por exemplo, para obter o melhor formato das placas de madeira na construção de um violino ou violão, as figuras de Chladni fornecem um "gabarito" para o fabricante.
Assim, da próxima vez que você for tocar ou ouvir alguém tocar violão, saiba que a forma como as placas de madeira desse instrumento vibram têm tudo a ver com a qualidade do som, e formam padrões interessantíssimos.
Até a próxima!

Bonus Track:
Vídeo pra vocês (tem muito mais no YouTube (como é de se esperar)):

Mapa do Labirinto