terça-feira, 25 de outubro de 2011

Café e Varais

É consenso que a água entra em ebulição a mais ou menos 100º C. Isso é perfeitamente confirmado pelos nossos olhares atentos quando temos que fazer café... ou miojo. Existem, ainda, teorias de conspiração a serem confirmadas, como o fato de que a água demora mais a ferver quando olhamos pra ela, mas isso é um distúrbio da percepção que estou guardando para uma postagem futura.
O caso é que, se a água ferve a mais ou menos 100º C, por quê a roupa do varal seca?
Para começar a responder a essa pergunta, farei uma desambiguação (que é fazer vocês entenderem que duas coisas diferentes são, de fato, coisas diferentes): Uma coisa é evaporar, outra coisa é entrar em ebulição. A água entra em ebulição (no caso do café) quando atinge a temperatura de 100º C, e passa do estado líquido para o estado gasoso. Assim, ela sai na forma daquela fumacinha. Mas, para evaporar, outros fatores, além da temperatura, devem ser levados em consideração. A saber, um deles é a umidade relativa do ar. Vou me contentar em explicar essa.
A umidade relativa do ar depende do que chamamos de pressão de vapor. Quando você coloca água em um copo, deve notar que parte do copo tem água líquida, e no resto tem, a princípio, ar - só que, nesse ar, há uma pequena concentração de vapor de água. Duvida? Por que você acha que, quando você bota água gelada no copo, ele fica "suado" por fora? Acha que a água está escapando pela parede? Enfim, o caso é que, na superfície da água em equilíbrio dentro do copo, dois processos estão ocorrendo o tempo todo: água está virando vapor e vapor está virando água, só que como esses dois processos ocorrem à taxas iguais, a quantidade de água e vapor fica sempre a mesma.
Até aqui tudo bem. O problema é que, se a temperatura aumenta, ou a umidade relativa do ar ambiente é menor que a da superfície, a água vira vapor até que aquele mesmo equilíbrio que a gente tinha antes volte.Se a umidade relativa do ar fosse de, digamos, 100%, a água nunca iria evaporar, pois o equilíbrio seria atingido com a roupa ainda molhada.
Então, enquanto colocarmos as roupas para secar no varal, mesmo com o tempo nublado, ainda assim poderemos ter certeza de que a pressão de vapor cuidará para que a água evapore, e o seu café vai ter que continuar sendo feito a mais ou menos 100º C, sem varal.

Mapa do Labirinto