terça-feira, 1 de novembro de 2011

Papo de Pólos

A Terra gira. Desde Galileu essa afirmação não é mais posta à prova, e a temos como fato. O caso é que, se a Terra gira, então devemos esperar que, como um pião, dois pontos de sua superfície não se movam com o tempo: esses pontos são os pólos Norte e Sul Geográficos. Se encontrarmos o eixo em torno do qual a Terra realiza seu movimento de rotação, ele passaria seguramente por estes dois polos. Mas não confundam causa e efeito: Esses polos foram determinados por serem os pontos que ficam "parados" no movimento de rotação, e não o contrário.
Agora, e os pólos Norte e Sul Magnéticos? Para responder à essa pergunta, primeiro vou explicar a teoria mais aceita de como é formado o campo magnético Terrestre. É um campo magnético que envolve nosso planeta, resultado dos movimentos do metal líquido (praticamente ferro) que constitui o núcleo do planeta. O resultado dessa massa girando cria um campo magnético que se assemelha a um imã, porém, com os pólos invertidos (em um imã, as linhas entram no pólo sul).
Como você pode ver na imagem, existem dois pontos na superfície da Terra em que essas linhas de campo magnético saem praticamente perpendiculares (fazendo um ângulo de 90º) à superfície. Esses pontos são os pólos Norte Magnético (onde as linhas entram), e Sul Magnético (onde as linhas saem). Devido à maneira de como estes pólos magnéticos são localizados, suas posições estão sujeitas a uma série de fatores, principalmente relacionados ao núcleo da Terra. Existe, de fato, um movimento de deriva de suas posições, que por incrível que pareça, não precisam ser exatamente opostas, como seria de se imaginar. É dito inclusive que, de milhares em milhares de anos, sua polaridade é invertida (!), mas isso já é assunto pra outra hora.
Polo aquático é handebol na água.
Até mais!

Curiosidade: a intensidade do campo magnético terrestre, na nossa região (América do Sul), é de aproximadamente 0,2 Gauss, ou 20 mT.

Imagem retirada de http://www.viewzone.com/magnetic.weather.html

Mapa do Labirinto