quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Um grande exemplo de Difração

Alguma vez você já viu, num dia nublado, uma imagem como a da figura abaixo?
Nessa imagem, o Sol encontra uma abertura nas nuvens e os raios passam por ela. O caso é que, como você deve concordar, a luz sai do Sol e anda em linha reta, certo? Então, se prolongarmos cada um dos raios que você está vendo na figura acima, eles têm que se encontrar no Sol. Mas se fizermos isso, como é possível observar, chegaríamos a conclusão de que o Sol está a apenas alguns quilômetros da Terra!
De acordo com a direção dos raios de luz que vemos na imagem, a sua fonte não está tão distante quanto os Livros de Física nos fazem pensar.
O que acontece é que, ao encontrar uma abertura na nuvem, os raios solares que a princípio chegam paralelos à Terra, sofrem o que chamamos de Difração.
A difração acontece sempre que uma onda (como a luz do Sol, nesse caso) atravessa uma fenda. Ela causa um desvio na propagação da Luz, diferente daquele previsto pela óptica geométrica. Se não houvesse a difração, todos os raios continuariam em linha reta, de maneira que veríamos todos eles paralelos, como mostra a figura abaixo:

Então, da próxima vez que vir os raios de Sol saindo do meio das nuvens desse jeito, segure o queixo e lembre-se de que se trata de um grande fenômeno de difração.

Mapa do Labirinto