segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Pássaros e Choques Elétricos

Se você mora, como a maioria da população, perto de um poste de luz, e onde não existam problemas para o aparecimento de pássaros, você já deve ter se deparado com a cena de um pássaro pousado num fio. E se você se pergunta: "Por quê esse bicho não toma choque?" ou outra pergunta similar, hoje eu vou explicar por que isso não acontece.

Se você já leu a minha postagem "Quando se acende uma lâmpada", já está familiarizado com o conceito de diferença de potencial. Os corpos caem porque o potencial do alto é maior do que o potencial do chão, e a corrente elétrica existe porque o potencial elétrico em um ponto do fio é diferente do potencial em outro. Os elétrons (que são os agentes da carga elétrica) tendem a ir onde o potencial é menor. Então, vamos concordar em uma coisa: a diferença de potencial é fundamental para que haja corrente elétrica.
Agora, vamos ao segundo ponto importante para o nosso problema: o conceito de resistência elétrica. Resistência elétrica é a dificuldade que um material apresenta para a passagem da corrente elétrica através dele. Em resumo, quanto maior a resistência elétrica, menor é a corrente que o atravessa, dada uma mesma diferença de potencial. É como se você botasse um funil no meio da água saindo da torneira: quanto menor a boca do funil, menos água passa. 
O caso é que, no fio de luz, o potencial varia com a distância. Se, por exemplo, o pássaro pousasse com um pé só, o ponto em que ele toca o fio possui um potencial elétrico, mas não possui diferença de potencial. Agora, vamos supor que o pássaro está pousado com as duas patinhas, como normalmente faz. Nesse caso, a distância entre as suas patas não é suficiente para gerar uma diferença de potencial capaz de produzir uma corrente passando pelo seu corpo, e a corrente continua passando pelo fio, como se o bicho nem estivesse lá. Mas se a distância entre as patas do pássaro forem aumentando, essa distância pode sim, ser suficiente para que a corrente passe pelo corpo do animal, já que a resistência elétrica dele permite que ela passe. Pra dar uma ideia, se o pássaro se desequilibrar e acabar tocando a asa em um ponto mais afastado de sua pata, ou mesmo em outro fio, já era.
Só pra vocês saberem, dependendo da distância em que um ser humano toca o fio com as duas mãos (se for próxima o suficiente), é possível que não ocorra um choque elétrico, mas vocês não vão arriscar, não é?
Enfim, agora vocês sabem porque os pássaros não tomam choque quando pousam no fio, e porque eles não ficam treinando fazer "abertura zero" enquanto estão lá.

Mapa do Labirinto