terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Subindo pelas paredes

Se você, como a maioria da população, já tomou chuva, então deve saber que um dos efeitos desse acontecimento é a inexorável roupa molhada. Isso significa basicamente que sua roupa, além de uns trinta quilos mais pesada, fica grudada no seu corpo. Já imaginou por quê isso acontece?

Em primeiro lugar, a roupa fica mais pesada pois está ensopada de água. Até agora é mais ou menos óbvio. Mas a pergunta é interessante quando consideramos o segundo fato: Por quê a roupa molhada gruda no corpo?
O princípio por trás desse fenômeno é o mesmo que faz com que a água suba pelas paredes de um tubo muito fino: é a capilaridade.
Quando a água, que é líquida, toca uma superfície, duas forças intermoleculares se tornam importantes: a força de coesão e a força de adesão. A força de coesão é a força responsável por manter as moléculas da água unidas. Basicamente, é a força que mantém a água toda junta, responsável também pela tensão superficial: aquela voltinha que você vê quando enche uma garrafa de água até um pouco acima do seu volume.
A força de adesão é a responsável por "colar" a água nas coisas que não são água. Ela é responsável por você se molhar, e age de maneira a juntar a sua roupa molhada ao seu corpo. Também é responsável por muita gente usar cuspe pra selar cartas e ficar particularmente decepcionado quando o selo seca.
Se a água encontra-se em um tubo suficientemente fino, estas duas forças contribuem para que ela suba pelas paredes do mesmo. A força de adesão força o líquido na direção da parede do tubo, e a força de coesão puxa o "resto da água" junto, como se fosse um alpinista puxando o outro, subindo tubo afora. Essa contribuição chega a vencer a força da gravidade, e quanto mais fino o tubo, maior a altura que a água alcança.

Vale notar que a força de adesão deve ser suficiente para realizar tal trabalho. O mercúrio, por exemplo, não possui adesão com um tubo de vidro, e tende a descer o tubo ao invés de subir (o.o).
Então, da próxima vez que você vir uma árvore (o que deve ser nos próximos segundos, salvo circunstâncias excepcionais), saiba que a seiva só chega até as folhas por esse princípio, que não tem nada a ver com cabelos, e que promove concursos de camiseta molhada nos quatro cantos do mundo. Viva a capilaridade!
Até mais.

Nota #1: A intenção era colocar uma foto de roupa molhada, mas nenhuma que eu encontrei se encaixa muito bem no perfil do blog. Quem sabe na próxima.

Nota #2: Se você quiser comprar a cortina da foto, segue o link:
http://www.thinkgeek.com/homeoffice/gear/8a2f/

Mapa do Labirinto