terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Viscoso, mas Gostoso

Não sei até que ponto as pessoas que acompanham este blog têm conhecimento
a respeito de O Rei Leão. De certa maneira, explorei efetivamente uma metáfora utilizando a famosa obra da Disney para explicar o porquê de "Quem Somos Nós?" não ser lá essas coisas, na minha última postagem.
Se você já viu o Rei Leão, deve conhecer os dois melhores personagens do filme: Timão e Pumba, e consequentemente já deve ter ouvido a expressão "Viscoso, mas gostoso." Hoje vou explicar, rapidamente, um conceito utilizado nessa frase: viscosidade.
Viscosidade é, basicamente, uma forma de medir o quanto um material tem a capacidade de grudar nas coisas. Isso leva a fatos interessantes, como por exemplo, para fluidos muito viscosos sendo transportado por tubos, a velocidade próxima à borda do tubo é muito menor que no centro dele, pois o fluido "gruda" na borda do tubo.
Explorando esse conceito, existe um negócio muito doido chamado fluido não-newtoniano. Esse fluido não possui viscosidade bem definida, e pode se comportar tanto como sólido quanto como líquido, dependendo da pressão exercida sobre ele. Se muita pressão é exercida, ele se comporta como sólido, mas se pouca (ou nenhuma) pressão é exercida, ele se comporta como líquido. O tal do fluido não-newtoniano nem é feito dos elementos químicos mais absurdos de se imaginar; basicamente, é o resultado da mistura de água e amido de milho - você pode até fazer em casa se quiser (veja o link abaixo).
A melhor forma de se explicar esse comportamento "dual" da mistura é tentar imaginá-la como você tentando atravessar uma multidão. Se você tenta passar devagar, desviando-se pacientemente das pessoas, você consegue realizar a travessia, mas, se ao contrário você resolve ir correndo, provavelmente vai esbarrar em alguém e se estatelar no chão, não chegando a ir muito longe. O amido de milho são as pessoas da multidão, e qualquer corpo estranho, tentando atravessá-lo, ou mesmo exercer força sobre ele, é você.
Obviamente, a existência de algo assim nos faz imaginar uma série de aplicações divertidas para ele, desde atirar a porcaria no chão até colocar sobre uma caixa de som devidamente revestida. As possibilidades são infinitas.
Divirta-se!

Links:
Crie seu fluido nao-newtoniano: http://www.youtube.com/watch?v=fY9R4J-B6Yo
Veja o que acontece com o fluido não-newtoniano sobre a caixa de som: http://www.youtube.com/watch?v=6MrQ2HjCNJ0

Mapa do Labirinto