quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

O Gato de Schrödinger e Aniversários

Talvez o animal mais famoso da Física seja o maldito gato de Schrödinger. O pior é que o tão famigerado bicho nunca existiu. Na verdade, o seu dono só estava precisando de uma experiência IMAGINÁRIA para demonstrar algumas idéias da sua não menos doida Física Quântica.
Não vou entrar em detalhes sobre a Física Quântica, nem sobre seu colaborador Erwin Schrödinger. Vou entrar em detalhes sobre o gato. Imaginem uma coisa que tenha 50% de chance de matar alguém. Pois é, o dono do gato pensou em um, e colocou dentro de uma caixa junto com o gato. A caixa é, então, fechada de maneira que não é possível ver seu interior. A questão é: uma vez a caixa fechada, você nunca vai saber se o gato está morto ou não. O gato está, nesse momento, indeterminado. E esse indeterminado é uma coisa que, até hoje, deixa muita gente louca. Mas enfim, não é disso que quero falar - vamos seguir em frente. Daí você pensa "Aaaa... é só abrir a caixa e dar uma olhada." E eu digo "Aha! Surpresa! Se você abrir a caixa o meu "dispositivo-do-fim-do-mundo" lá dentro MATA o gato!". Daí você pensa "F@#$@udeu!". O que Schrödinger quiz demonstrar com essa tremenda brincadeira de mal gosto com a vida animal, é que, no mundo quântico, quando fazemos uma medida, interferimos no experimento de maneira decisiva, o que influencia nos resultados que extraímos, e mais um monte de coisa doida que é preciso fazer um bom curso de Física pra entender (fato que muita gente - acreditem, muuuuita gente - ignora).
Enfim, não se sinta previsível se eu disser que você deve estar pensando: "O que isso tudo tem a ver com aniversários?". É justamente esse o problema. A única forma de você saber seria lendo o artigo. Antes, a resposta para essa pergunta era indeterminada, até que você resolveu abrir a caixa e dar uma olhada. O que te leva a pensar que, se você não tivesse lido nada, você acharia que existia uma resposta para essa pergunta? Ou a resposta só passaria a existir, para você, à partir do momento que você lesse? Esse tipo de raciocínio levou a duas conclusões à respeito do comportamento quântico: primeiro, um corpo só possui uma posição quando você a mede; antes disso ele pode estar em (absolutamente) qualquer lugar. Segundo, o primeiro está, antes de mais nada, errado. Viu como a Física é divertida?
Mas para que ninguém feche essa página com raiva, dizendo que "esse pessoal que mexe com Física só serve pra enganar a gente", aí vai a resposta à pergunta: Einstein gostava de todos dois: o gato e aniversários. tanto que, quando um fotógrafo chegou pra ele e pediu: “Professor, faça uma pose para o seu aniversário”. E ele soltou a imagem que vou colocar no final do texto (isso é sério).
A curiosidade matou o gato, lembra?
Até mais!

Mapa do Labirinto